Nossa sociedade está em constante mutação, se a educação não
acompanhar o ritmo, ficará fora de sintonia, e sua qualidade será considerada
aquém do desejável. A Internet é o meio de informação e comunicação mais
democrático que existe, porque permite uma relação entre emissor e receptor no
mesmo nível. O receptor é um participante ativo em um processo de comunicação e
se torna um emissor, à medida que possui as mesmas ferramentas de criação e o
mesmo canal de distribuição. Neste sentido, como educadores que somos, por que
não aproveitar a internet como ferramenta para desenvolver nossas funções e
tarefas, e como alternativas à informação, à comunicação e inclusive à formação.
Como gestor considero que a internet pode ser uma boa ferramenta para se
trabalhar contribuindo com características inovadoras, investigando novas formas
de trabalho. Na escola é preciso encontrar uma maneira de romper a homogeneidade
descobrir interesses comuns entre os diversos alunos e incentivar experiências.
Para tanto, a criação de um blog para a escola, colocando nele os links para os
blogs dos professores e alunos da escola, criando assim uma forma simplifica de
comunidade virtual e explorando com isso diversas possibilidades de interação e
participação colaborativa. Para a educação, os blogs apresentam características
muito interessantes, como por exemplo, a gratuidade e a facilidade no manejo,
criação, administração e atualização, e também a facilidade na hora de realizar
consultas. Oferecem, também, uma grande quantidade de fontes de informação por
meio de links que apontam tanto para outros blogs como para páginas que ampliam
ou complementam a informação. Os blogs existem a muito tempo, mas agora sua
notoriedade tem crescido, transformando a organização da comunicação pública na
sociedade. Em torno de um blog se forma uma comunidade de leitores que, por sua
vez, podem ser também editores de outro blog e, provavelmente, continue as
histórias lidas em seu próprio blog. Criam relações de confiança, citando
fontes, reconhecendo os erros, indicando as mudanças que se realizam
posteriormente à edição original, escrevendo em estilo direto e próximo. Na
educação os blogs colocam professores e alunos em comunicação, que trocam, de
forma ágil e atraente, informações, links com recursos, sugestões, propostas de
trabalho. Também facilitam uma comunicação informal, igualmente importante. As
dificuldades dos blogs referem-se, por um lado, à dispersão da tarefa, ou seja,
não se limitar a temas e propósitos para os quais foi criado, por parte dos
alunos. É necessário reservar a aula de informática ou uma aula em que haja
vários computadores disponíveis e que funcionem. O blog da escola é um espaço em
que todos os alunos e professores escrevem. É uma boa ferramenta para transmitir
mensagens e facilitar a informação, links para sites de interesse para o tema
que está sendo tratado, assim como para debater a informação e se chegar a
conclusões. Muitos professores podem usar seus blogs para publicar os conteúdos
curriculares de suas aulas e assim permitirem que seus alunos os consultem pela
Internet. Com isso, os alunos podem acessar textos, filmes, músicas, simulações,
animações e outros materiais usados em classe ou sugeridos como materiais
extras; podem servir como meios auxiliares para propor tarefas ou para receber
tarefas. Para registrar o andamento de um projeto. A escola pode (e realmente
deve) possuir um site ou um blog (que é bem mais simples de criar e manter do
que um site) onde publique notícias, eventos, avisos, comunicados, horários,
dados dos professores e da escola etc., a fim de facilitar sua comunicação com a
comunidade. Muitas escolas já possuem blogs e os utilizam como uma forma de
prestar contas à comunidade e de informar melhor suas ações. Nesse blog se podem
publicar dicas para os alunos, materiais extras, datas de provas, provas
resolvidas, listas de exercícios etc., e os alunos podem compartilhar materiais
de diversos professores sobre um mesmo assunto. Ou seja, o Blog da escola vai
divulgar o seu trabalho e torná-lo transparente para os pais dos alunos e para a
comunidade toda; interagir com professores e trocar informações, links,
materiais, atividades etc.; melhorar o relacionamento com os alunos e fornecer a
eles maior possibilidade de acesso ao professor.
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